Exaustor

É um equipamento mecânico que serve para fazer a circulação do ar.
Classificação.:
A. Exaustor Centrífugo
B. Exaustor Axial
C. Exaustor Siroco

A. EXAUSTOR CENTRÍFUGO

É um equipamento mecânico que serve para fazer a circulação do ar e é utilizado quando existe a necessidade de se obter maior pressão no sistema.
Classificação:
1ª. Exaustor Limit Load
2ª. Exaustor Siroco
3ª. Exaustor Air Flow

1a. EXAUSTOR LIMIT LOAD

É um exaustor Centrifugo de Pás Retas ou Curvas onde por sua definição, não existe limite de pressão podendo atingir alta vazão e pressão do ar. Este gera normalmente alto nível de ruído. Indicado para instalações industrial e civil onde normalmente são instalados atenuadores de ruído. É usado para transporte de materiais particulados. Ex.: Gordura, limalha de ferro, folículo de algodão, etc.

2a. EXAUSTOR SIROCO

É um exaustor de pás curvadas que serve para movimentação do ar. Atinge um nível de ruído intermediário e trabalha com rotações menores trazendo soluções para muitos ambientes fechados através da renovação do Ar. Ex.: escritórios.

3a. EXAUSTOR AIR FLOW

É um exaustor de pás curvadas para trás e serve para transportar material particulado , porém tem sua pressão limitada. Trás como vantagem, uma estrutura de carcaça com modelo variado, podendo se adaptar em áreas onde o espaço é reduzido.

B. EXAUSTOR AXIAL

Existem 2 tipos básicos:
1b. Comercial
2b. Industrial

1b. EXAUSTOR COMERCIAL

Se classifica como Exaustor de Acionamento Direto, porque a hélice é ligada diretamente ao motor e sua utilização é indicada para área de pequeno volume de Ar.

2b. EXAUSTOR INDUSTRIAL

É um Exaustor que pode ser acionado de forma direta (no próprio eixo do motor elétrico) ou de forma indireta (através de polias e correias).
Indicado para áreas com maior volume de Ar
Características:
Vantagem: Atinge uma grande Vazão no volume de ar, a baixo custo.
Desvantagem: Não consegue obter pressão.

C . EXAUSTOR EOLÍCO

É utilizado sobre telhados normalmente em galpão industrial. Funciona pelo processo de pressão atmosférica . É indicado onde não existem redes elétricas para acionamento de exaustores tipo axial. É comercializado em larga escala por ter um custo inicial relativamente baixo. Ele pode ser fabricado em chapa galvanizada ou alumínio.



  • Exaustor Eólico


  • Exaustor Axial Direto


  • Exaustor Axial Direto


  • Exaustor Centrífugo
    Limit Load



  • Exaustor Air Flow


  • Exaustor Centrífugo Siroco


  • Exaustor Axial Indireto
  • Rotor Air Flow<

    Rotor Air Flow

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Exaustor

Rua Flor de Lotus 237
Bambi Pq. Residencial
CEP 07159895
ventinox@ventinox.com.br